São João Del Rei

São João dá Samba

      Fundada na época do ciclo do ouro por Tomé Porte del Rei com o nome inicial de Arraial novo do Rio das Mortes, esta cidade logo se desenvolveu e foi elevada a categoria de vila com o nome atual, uma homenagem ao rei de Portugal Dom João V.

      São João del Rei é uma cidade com muitos monumentos, entre eles podemos destacar as Pontes da Cadeia e do Rosário (Construídas em pedra), o Teatro municipal, o Memorial Tancredo Neves, o Solar da Baronesa, entre outros... Não podemos esquecer de destacar também as belíssimas Igrejas que existem em grande número em São João. Citando alguma delas: Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar fundada em 1733 , Igreja de São Francisco de Assis (grande monumento do barroco mineiro), Igreja de Nossa Senhora do Carmo , Igreja de Nossa Senhora do Rosário (1708), Igreja de Nossa Senhora das Mercês (1750) ...

      Como podemos notar através do número de igrejas católicas, o seu povo é bem católico, o que podemos comprovar durante a Semana Santa, uma das mais belas do país e que atrai cerca de 40mil turistas, destacando o Ofício de Trevas com lamentações feitas em canto gregoriano e latim e a Procissão do Enterro.
      Falando em procissão, durante o ano são realizadas belíssimas festas em homenagem à Nossa Senhora do Pilar (12 de outubro - Padroeira da Cidade), Nossa Senhora das Mercês (24 de setembro), Nossa Senhora do Carmo (16 de julho), entre outras.

      Outro fato marcante em São João del Rei é a história que os sinos têm. Os seus toques, dobres e repiques informam aos moradores a realização de solenidades, enterros, se haverá missa, procissão e até se o vigário ou o bispo será o celebrante.
      Terra natal de várias figura importantes no cenário nacional. Tiradentes, herói da Inconfidência, Tancredo Neves, eleito presidente do Brasil em 1985, Bárbara Heliodora, heroína do acontecimento histórico..

      Mas não poderíamos terminar este texto sem lembrar uma das maiores riquezas de São João - o seu carnaval. De grande importância cultural nas décadas de 70 e 80 o carnaval sanjoanense vive hoje de sua história. E é por isso que nós, cambalhotas, estamos lutando para tentar reerguer este patrimônio, não só regional mas nacional.

Carnaval 2015
Carnaval 2015
Letra Samba 2015
Sobre o bloco...
História
Trajeto do bloco
Fotos
São João Del Rei
Carnaval 2001
Carnaval 2002
Carnaval 2003
Carnaval 2004
Carnaval 2005
Carnaval 2006
Carnaval 2007
Carnaval 2008
Carnaval 2009
Carnaval 2010
Carnaval 2011
Carnaval 2012
Carnaval 2013
Carnaval 2014
Sambas do Bloco